Quarentena de São Francisco de Assis
Datas: 26 de setembro a 4 de outubro
Reflexão:
São Francisco viveu sua vida profundamente ligada à oração, especialmente ao Rosário e à devoção à Virgem Maria. Ele acreditava que a oração do Rosário poderia nos ajudar a manter nossa mente e coração focados em Deus. Durante esta quarentena, além das reflexões diárias, podemos rezar o Terço de São Francisco, que é uma adaptação especial do Rosário com a inclusão de orações voltadas à espiritualidade franciscana.
Oração de São Francisco:
"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz, onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado; pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna."
Terço de São Francisco:
Além das tradicionais 20 ave-marias, o Terço de São Francisco inclui a invocação "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós" em cada mistério, para reforçar a ligação com Maria, que era tão importante na vida de São Francisco.