Evangelho do Dia - 29/11/2024
Evangelho (Lucas 21,34-36)
"Ficai atentos e orai a todo momento."
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
34 "Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;
35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem."
Reflexão
Neste Evangelho, Jesus nos alerta sobre os perigos da distração e da insensibilidade espiritual. Ele nos convida a uma vigilância constante, tanto nas pequenas como nas grandes decisões da vida.
A gula, a embriaguez e as preocupações do dia a dia representam tudo aquilo que pode nos afastar do propósito maior de nossa existência: estar em comunhão com Deus. Essas distrações podem endurecer nossos corações, tornando-nos incapazes de perceber a proximidade do Senhor e de viver plenamente o presente.
A vigilância, aliada à oração, é o caminho para permanecermos atentos e fortalecidos diante das dificuldades e tentações. Por meio da oração, recebemos a graça de viver de forma equilibrada, com o coração focado no Reino de Deus e na esperança da vida eterna.
Oração:
Senhor, ensina-nos a viver com os olhos voltados para Ti, livres das distrações que nos afastam de Tua presença. Dá-nos a graça da vigilância e da oração para que, em todos os momentos, possamos reconhecer Teu amor e permanecer firmes no caminho que nos conduz à vida eterna. Amém.