Cantinho Franciscano

Bem Vindo!

Você que agora visita este Blog, seja bem vindo (a); e desejamos paz e bem! Obrigado por esta breve visita, volte sempre a nos visitar. Que São Francisco vós abençoe. Ti cubras de graças paz saúde e felicidades. Amém!

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Mensagem Reflexiva Dia Mundial do Meio Ambiente


1. Como é ressabido, o dia 5 de junho é comemorado, em todo o Planeta Terra, o dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, no Brasil, a Campanha da Fraternidade estabelecida pela  Igreja Católica está dedicada a um tema essencial: “Fraternidade e Vida no Planeta” com o lema “A criação geme em dores de parto”. A magna data surgiu a partir da Conferência sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. Foi nesse encontro que a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

2. Esse dia é aproveitado, em todo o mundo, para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações práticas. Se há um assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse Planeta é a questão ambiental.

3. O amor a natureza e o desejo de que ela seja preservada pelo homem pode ser constatada nos primeiros livros sagrados. Eles mencionam a vida das plantas, dos animais e do homem, como elementos integrantes do meio ambiente. Dentre os vários líderes espirituais que sempre demonstraram preocupação com a conservação da natureza, certamente, São Francisco de Assis é o que ganha maior destaque no cenário mundial. Além, de outros princípios religiosos, Francisco, foi o Santo que mais venerou o ar, a água, a terra (alimento) e o fogo (energia), todos considerados como partes integrantes do Cosmos e sem os quais não teríamos condições de vida plena.

4.  O primeiro mandamento da Lei de Deus foi: “Amai a Deus sobre todas as coisas”. Porém, Jesus Cristo ousou em acrescentar: “E, ao próximo como a ti mesmo”.  Hoje, nós cristãos, particularmente, nós Franciscanos Seculares, devemos ousar e acrescentar: “E, a todos os seres que vivem sobre a Terra”.

Um dos grandes segredos de Francisco está na sua comunhão com o universo.  Por isso, o amor de Francisco de Assis demonstra abrangência universal.