Cantinho Franciscano

Bem Vindo!

Você que agora visita este Blog, seja bem vindo (a); e desejamos paz e bem! Obrigado por esta breve visita, volte sempre a nos visitar. Que São Francisco vós abençoe. Ti cubras de graças paz saúde e felicidades. Amém!

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

A Cruz de Tau


O Tau é uma cruz com a forma da letra grega tau (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao “T” em Português.
Na bíblia o profeta Ezequiel ouviu Deus: “E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade”. (Ez 9-3,4) O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem. O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.

O Tau em forma de cruz devia diferenciar os justos dos que não compactuavam com a idolatria. O papa Inocêncio III usa o texto de Ezequiel e dá o significado do Tau que tem a forma da cruz.
Quem ostenta este sinal na fronte, mostra verdadeiramente a sua fé. Cita São Paulo: "Crucifiquei a minha carne com seus vícios e concupiscências. Prezo a Deus que eu me glorie a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo". Francisco de Assis, estando presente no Concílio de Latrão, deve ter levado a idéia do Tau para Assis.
São Boaventura diz: "São Francisco nutria grande veneração por este sinal". Ele mesmo o recomendava muitas vezes por palavras e o escrevia de próprio punho sobre as cartas que enviava (2Cel 106). Com o Tau, Francisco inicia a sua famosa benção a Frei Leão.

SIGNIFICADO DO TAU
Representa não só uma devoção à cruz, mas diretamente a pessoa de Cristo. Traz consigo uma certeza da salvação, por causa da vitória do Cristo sobre o mal (nas dúvidas de Frei Leão sobre o seu destino eterno, Francisco abençoava com o Tau, sinal de Esperança). Repousa sobre o Tau a universalidade da Salvação. É Símbolo de Cristo, de conversão permanente e despojamento total.

Converter-se, deixar-se marcar pelo Tau, significa fazer-se pobre. Isto traz uma exigência de missão e serviço aos outros, a exemplo de Cristo que se fez servo até a morte. O Tau significa a bondade de Deus, que é título de Glória e fonte de perfeita alegria. Um texto do século XII diz: "Marcado pelo Tau, sinal de vida, o fiel mostra querer ser servidor do Crucificado".

RESUMINDO
- É lembrança da redenção, da Cruz do Amor;
- Sinal de Penitência e conversão interior;
- Recordação de nosso batismo: marca dos Filhos de Deus. Sinal dos que são amados por Deus;
- Exigência de uma missão;
- Rumo de uma espiritualidade certa;
- Marca dos que responderam sim ao chamado de Deus, para criar uma sociedade nova baseada na Paz e no Bem.